Caminho do Meio - como viver na Dualidade



Oi pessoal! Hoje chega nosso texto da semana, que vem falar um pouquinho sobre o “estilo de vida” conhecido como Caminho do Meio. Esse conceito é muito comum no Budismo, mas na verdade, muitas culturas e religiões trazem esse conhecimento.

Estamos em um plano de vida DUAL. Onde existe o bem e o mau, o certo e o errado, o céu e a terra, o masculino e o feminino. Vejam que esses termos nem sempre são opostos, mas que, necessariamente, se completam. O Caminho do Meio nada mais é do que a habilidade de viver na 
Dualidade. É o não se identificar com os extremos, mas equilibrá-los em si.

Muito simples! Mas não tão fácil. Porém não tem segredo, seguir no Caminho do Meio se aprende vivendo e observando como se estivéssemos numa balança. Uma hora pendemos para um lado da balança, outra hora para o outro lado e, assim, vamos aprendendo o que é manter essa balança equilibrada.

A partir desse ponto de vista, podemos entender como nossos desequilíbrios são importantes. Eles nos mostram esses extremos e suas proximidades, nos dando a oportunidade de reconhecer o equilíbrio. Pois para sermos capazes de nos manter em equilíbrio, de não sermos os extremos, necessitamos conhecê-los.

Lembremos que não somos somente as “Personas” da vida atual, estamos surfando na Dualidade por milênios e já conhecemos muitos extremos. Estamos em um momento que viver no Caminho do Meio já é possível, basta identificarmos esses extremos nos nossos dias e acreditarmos em toda a sabedoria que já trazemos de tantas vidas para praticar o equilíbrio.

Ficou com dúvidas ou quer saber mais? Pode postar aqui no blog, ou entrar em contato pelos seguintes meios:

Gratidão por ler até aqui.

Tatiana Rocha - Guiando pelo caminho interior

Comentários

Mais Visto

Determinação, muito mais que força de vontade

Ansiedade, dicas simples para nos ajudar

Níveis do Ego: a criança, o adolescente e o adulto dentro de nós