Níveis do Ego: a criança, o adolescente e o adulto dentro de nós
Oi pessoal! O texto de hoje vem trazer um pouco mais de autoconhecimento, através de analisarmos os níveis do nosso Ego. Os conceitos que eu vou usar aqui vêm da minha visão a partir do que aprendi na Psicoterapia Reencarnacionista, mas podem ser encontrados conceitos similares em outras fontes sobre o assunto.
O nosso Ego pode ser dividido em quatro níveis: Criança,
Adolescente, Adulto e Ancião. Com a exceção do Ancião, cada nível do nosso Ego
contém características positivas e negativas.
Por exemplo, uma característica negativa da Criança é a
dependência de outras pessoas, o que no nosso dia a dia pode aparecer como uma
dificuldade de realizarmos coisas sozinhos. Já uma característica positiva da
Criança é a simplicidade em ver o mundo, que no nosso dia a dia pode se mostrar
como uma facilidade de enxergar as questões da vida de maneira simples e
resolvê-las.
Uma pessoa que tem a criança muito no negativo é alguém que
vai se magoar facilmente, que vai fazer drama para tudo, que vai ter um
complexo de inferioridade (por se achar pequena), que vai ver o mundo de forma
não realista, que vai ser sonhadora demais, utópica, além de achar que depende
de outros para ser feliz ou para realizar seus projetos. Já uma pessoa com a
criança trabalhada positivamente, é alguém alegre, com energia, que vê o melhor
nas pessoas, que julga pouco e acolhe as pessoas como são e que tem a
capacidade de ver o melhor em tudo.
Quanto ao nosso Adolescente, quem tem esse nível no negativo
é uma pessoa muito competitiva, que quer se mostrar a melhor, é revoltada, tem
irresponsabilidade e por aí vai. Por sua vez, quando temos o Adolescente positivo
em nós, se apresenta o revolucionário, que dá impulso para as mudanças, o
sociável, o que consegue lidar com grupos, o que tem vontade de experimentar o
novo e que não fica preso em rótulos.
O Adulto na polaridade negativa é aquele ranzinza, que acha
que já sabe tudo, que não tem mais nada para aprender e se sente melhor que as
outras pessoas por isso. É o julgador, que não tem empatia, é o orgulhoso, o
crítico, o sabichão, que vai acabar falando o que não sabe. Por último, o
Adulto positivo é aquela pessoa que tenta entender o outro, humilde,
responsável, ponderada, caridosa, que utiliza o que já possui desenvolvido em si
para ajudar o próximo.
E o Ancião? O Ancião é aquela pessoa que possui todos os
níveis anteriores positivamente trabalhados dentro de si. São os mestres que
passaram e passam pela Terra para ajudar a humanidade. O Ancião é o nosso
objetivo a ser alcançado como seres humanos, é o nível que está em conexão com
o divino em nós.
Mas, enquanto não chegamos lá (o que pode demorar um
pouquinho), podemos avaliar nossas posturas do dia a dia, nossas
características e ver como está a criança, o adolescente e o adulto dentro de
nós. Outra análise que é importante é perceber qual deles é predominante, quem
se mostra na maior parte do tempo?
Ao olharmos para o que tem de negativo no mundo hoje, vemos
muito da criança e mais ainda do adolescente. Basta ver a necessidade de
acumular bens materiais, de mostrar o carro novo, de se comparar com outras
pessoas e querer ser o melhor. Vemos líderes mundiais adolescentes, que
acumulam armas para mostrar quem tem mais poder, que partem para a briga e
geram guerras para ganhar algo ou provar algum ponto.
Em contrapartida, temos muito do positivo também, vemos cada
vez mais movimentos que desejam um mundo melhor, pessoas mudando seus hábitos,
sendo solidárias, se conhecendo, se trabalhando, despertando para algo mais, para
algo além dos rótulos que já existem.
E para encerrar, vale ressaltar que o desenvolvimento do Ego
nada tem a ver com a idade da pessoa. Podemos ter um adolescente de 15 anos com
o Ego predominantemente adulto e um senhor de 70 anos com o Ego
predominantemente criança. Particularmente, eu acredito que isso vai ser cada vez
mais comum, pois quem está encarnando atualmente na Terra é um pessoal com uma
consciência mais expandida. E com todos esses movimentos, vamos evoluindo nosso
Ego e o Planeta vai evoluindo junto.
Ficou com dúvidas ou quer saber mais? Pode postar aqui no
blog, ou entrar em contato pelos seguintes meios:
Gratidão por ler até aqui.
Tatiana Rocha - Guiando pelo caminho interior

Comentários
Postar um comentário