Níveis do Ego: a criança, o adolescente e o adulto dentro de nós



Oi pessoal! O texto de hoje vem trazer um pouco mais de autoconhecimento, através de analisarmos os níveis do nosso Ego. Os conceitos que eu vou usar aqui vêm da minha visão a partir do que aprendi na Psicoterapia Reencarnacionista, mas podem ser encontrados conceitos similares em outras fontes sobre o assunto.

O nosso Ego pode ser dividido em quatro níveis: Criança, Adolescente, Adulto e Ancião. Com a exceção do Ancião, cada nível do nosso Ego contém características positivas e negativas.

Por exemplo, uma característica negativa da Criança é a dependência de outras pessoas, o que no nosso dia a dia pode aparecer como uma dificuldade de realizarmos coisas sozinhos. Já uma característica positiva da Criança é a simplicidade em ver o mundo, que no nosso dia a dia pode se mostrar como uma facilidade de enxergar as questões da vida de maneira simples e resolvê-las.

Uma pessoa que tem a criança muito no negativo é alguém que vai se magoar facilmente, que vai fazer drama para tudo, que vai ter um complexo de inferioridade (por se achar pequena), que vai ver o mundo de forma não realista, que vai ser sonhadora demais, utópica, além de achar que depende de outros para ser feliz ou para realizar seus projetos. Já uma pessoa com a criança trabalhada positivamente, é alguém alegre, com energia, que vê o melhor nas pessoas, que julga pouco e acolhe as pessoas como são e que tem a capacidade de ver o melhor em tudo.

Quanto ao nosso Adolescente, quem tem esse nível no negativo é uma pessoa muito competitiva, que quer se mostrar a melhor, é revoltada, tem irresponsabilidade e por aí vai. Por sua vez, quando temos o Adolescente positivo em nós, se apresenta o revolucionário, que dá impulso para as mudanças, o sociável, o que consegue lidar com grupos, o que tem vontade de experimentar o novo e que não fica preso em rótulos.

O Adulto na polaridade negativa é aquele ranzinza, que acha que já sabe tudo, que não tem mais nada para aprender e se sente melhor que as outras pessoas por isso. É o julgador, que não tem empatia, é o orgulhoso, o crítico, o sabichão, que vai acabar falando o que não sabe. Por último, o Adulto positivo é aquela pessoa que tenta entender o outro, humilde, responsável, ponderada, caridosa, que utiliza o que já possui desenvolvido em si para ajudar o próximo.

E o Ancião? O Ancião é aquela pessoa que possui todos os níveis anteriores positivamente trabalhados dentro de si. São os mestres que passaram e passam pela Terra para ajudar a humanidade. O Ancião é o nosso objetivo a ser alcançado como seres humanos, é o nível que está em conexão com o divino em nós.

Mas, enquanto não chegamos lá (o que pode demorar um pouquinho), podemos avaliar nossas posturas do dia a dia, nossas características e ver como está a criança, o adolescente e o adulto dentro de nós. Outra análise que é importante é perceber qual deles é predominante, quem se mostra na maior parte do tempo?

Ao olharmos para o que tem de negativo no mundo hoje, vemos muito da criança e mais ainda do adolescente. Basta ver a necessidade de acumular bens materiais, de mostrar o carro novo, de se comparar com outras pessoas e querer ser o melhor. Vemos líderes mundiais adolescentes, que acumulam armas para mostrar quem tem mais poder, que partem para a briga e geram guerras para ganhar algo ou provar algum ponto.

Em contrapartida, temos muito do positivo também, vemos cada vez mais movimentos que desejam um mundo melhor, pessoas mudando seus hábitos, sendo solidárias, se conhecendo, se trabalhando, despertando para algo mais, para algo além dos rótulos que já existem.

E para encerrar, vale ressaltar que o desenvolvimento do Ego nada tem a ver com a idade da pessoa. Podemos ter um adolescente de 15 anos com o Ego predominantemente adulto e um senhor de 70 anos com o Ego predominantemente criança. Particularmente, eu acredito que isso vai ser cada vez mais comum, pois quem está encarnando atualmente na Terra é um pessoal com uma consciência mais expandida. E com todos esses movimentos, vamos evoluindo nosso Ego e o Planeta vai evoluindo junto.

Ficou com dúvidas ou quer saber mais? Pode postar aqui no blog, ou entrar em contato pelos seguintes meios:

Gratidão por ler até aqui.

Tatiana Rocha - Guiando pelo caminho interior


Comentários

Mais Visto

Determinação, muito mais que força de vontade

Ansiedade, dicas simples para nos ajudar