Postagens

Mostrando postagens de abril, 2018

Autossabotagem - dois processos que a provocam

Imagem
Oi pessoal! No texto de hoje vamos falar um pouco sobre autossabotagem. Iremos abordar dois aspectos que possivelmente transbordam em se sabotar: autoculpa e medo de errar/falhar. Já falamos um pouco da culpa interior que sentimos. Essa culpa faz com que não nos sintamos merecedores e, consequentemente, vamos ter atitudes, pensamentos e até sentimentos que justifiquem a nossa culpa e falta de merecimento. Assim, damos tiros em nossos pés com muita frequência. Essas autossabotagens são as que nos fazem sentir mal conosco, as que nos fazem cometer excessos, nos mantermos nos vícios e tantas outras atitudes que alimentam o processo. Nesse sentido, é algo muito profundo e que envolve o processo de autoperdão, da fé em nós mesmos, de que podemos ser pessoas melhores a cada dia. Perdoarmos-nos a cada uma dessas autossabotagens também é importante. Simplesmente olhamos para o que foi feito e nos esforçamos para não repetir, sem nos culparmos ainda mais. Na meditação Vipassan...

Quando tudo parece desabar

Imagem
Oi pessoal! O texto de hoje vem falar sobre quando tudo parece desabar. Questões para resolver na vida são comuns. Sempre temos uma coisinha ou outra apertando, até para garantir que não vamos ficar acomodados. Mas de tempos em tempos, tudo parece dar errado. Parece que o mundo vai cair em nossas cabeças. Problemas com família, no trabalho, no relacionamento, com os filhos e por aí vai. Se um probleminha ou outro representa a vida dando um cutucão para sairmos do lugar, problemas por todos os lados é a vida dando um belo de um chute na bunda para sairmos do lugar. É momento de renascer. Falo de renascimento porque, quando esse processo ocorre, a gente precisa se reinventar. Mas para essa reinvenção, é necessário não cair no sofrimento e esse é o grande X da questão. Como não sofrer se tudo que se reconhece como realidade parece estar indo ladeira abaixo? Sinceramente, não conheço presencialmente alguém que consiga, mas, se não conseguimos não sofrer, vamos tentar sofre...