Determinação, muito mais que força de vontade

Oi pessoal! Postagem inaugural do blog e vamos falar sobreeeee DETERMINAÇÃO.

Recentemente eu fiz o curso da meditação Vipassana (site para quem quiser mais informações --> https://www.dhamma.org/pt/) e, três vezes por dia, tínhamos que fazer a meditação de “Firme Determinação”, que consistia em praticar Vipassana por 1h e sem mudarmos de posição, paradinhos. Durante o período de curso, somente por duas vezes eu consegui cumprir essa hora de firme determinação e então pensei “falta determinação na minha vida”. Procurei não me abalar com esse fato, aceitá-lo como era e, então, fazer o possível para melhorar.
Terminei o curso! Estava muito feliz e satisfeita pelos aprendizados e pela nova maneira de enxergar muitos aspectos da vida (senão a vida como um todo). E quanto à determinação? Decidi que iria desenvolvendo ao longo das minhas práticas em casa.
Pois bem, sentei pela primeira vez em casa para meditar eeeeeeeee não consegui...mudei de posição. Eu nem estava tão desconfortável, para falar a verdade, mas, mesmo assim, houve algo lá na mente que me fez acreditar que era melhor mudar de posição. Eu não sabia o que era essa coisinha que, sutilmente, me fez desistir do meu propósito de meditar paradinha por 1h, porém, vida que segue! Pensei “em algum momento eu vou ter praticado o suficiente para conseguir”. Até então, eu estava ligando a minha determinação estritamente com a minha capacidade de suportar os desconfortos do corpo no processo, ou seja, suportar os obstáculos no meio do caminho. Sim, determinação está ligada a essa capacidade. Para qualquer objetivo que tenhamos, os obstáculos estarão lá para nos testar, para nos ensinar e para nos fazer crescer. Nesse caso, o meu raciocínio era que, com a prática, eu seria capaz de transpor os obstáculos. Também não está mal esse raciocínio, com as experiências vamos aprendendo e os mesmos obstáculos vão ficando menos expressivos.
Fui dormir, sonhei com meditação hahahahahahaha. No dia seguinte acordei, fiz algumas tarefas básicas e fui fazer a meditação da manhã. Sentei e comecei. Foi passando o tempo, foi passando o tempo, um desconforto veio, outro desconforto veio. “Vou mudar de posição!”, “Não vou mudar de posição, não está tão desconfortável”, “Vou mudar de posição, não consigo mesmo ficar 1h parada, vou mudar logo de posição”, “Eu consigo sim, eu posso conseguir, É POSSÍVEL”. E aí veio o Clic! Era o que faltava, acreditar que era possível.
Veja bem, nós podemos praticar, praticar, praticar...Infinitas vezes praticar, mas se não acreditarmos realmente que somos capazes de chegar ao objetivo final, não vai haver determinação. Se não confiarmos em nós mesmos, não vai haver determinação. A partir do momento em que eu percebi que eu era capaz de cumprir aquilo, eu senti a determinação fluindo. E não era aquela coisa de cara feia, cara de brava, cara de séria, tentando passar uma visão de “eu sou determinada”. Era pura paz, pura tranquilidade, fluindo com a certeza da vitória!


E venci. Fiz minha uma hora de “Firme Determinação”. As outras duas vezes em que eu havia conseguido cumprir esse objetivo durante o curso, a coisa foi sofrida, foi doída, foi forçada. Eu tinha pouca crença na minha capacidade, mas muita vontade de provar para os outros que eu conseguia, muito medo de que todo mundo conseguisse e eu não. Já na determinação, na calmaria, não havia medo, não havia necessidade de provar nada a ninguém, só havia confiança.
Claro que todas as vezes anteriores foram importantes. Elas foram me mostrando que os obstáculos não eram tão grandes assim, foram me ensinando que o processo era só meu, que as outras pessoas (o externo) não eram um incentivo verdadeiro e nem suficiente.
Aquela coisinha que me fez mudar de posição, quando o desconforto nem era tão grande assim, era a falta de confiança de que eu podia cumprir o desafio. Eu necessitei de algumas experiências prévias para desenvolver essa confiança, para entender do que a determinação realmente brotava. E aqui está a minha conclusão:
Para termos determinação, tenhamos força de vontade para passarmos pelos obstáculos, mas principalmente, tenhamos a convicção de que somos capazes de alcançar nossos objetivos.
Desse momento em diante, percebi que não falta determinação na minha vida, talvez falte vontade para umas coisas, talvez falte confiança para outras, mas quando essas duas estão juntas, a determinação está lá! Firme e forte.

Gratidão,

Tatiana Rocha.

Comentários

Mais Visto

Ansiedade, dicas simples para nos ajudar

Níveis do Ego: a criança, o adolescente e o adulto dentro de nós