Determinação, muito mais que força de vontade
Oi pessoal! Postagem inaugural do
blog e vamos falar sobreeeee DETERMINAÇÃO.
Recentemente eu fiz o curso da
meditação Vipassana (site para quem quiser mais informações --> https://www.dhamma.org/pt/) e, três vezes
por dia, tínhamos que fazer a meditação de “Firme Determinação”, que consistia em
praticar Vipassana por 1h e sem mudarmos de posição, paradinhos. Durante o
período de curso, somente por duas vezes eu consegui cumprir essa hora de firme
determinação e então pensei “falta determinação na minha vida”. Procurei não me
abalar com esse fato, aceitá-lo como era e, então, fazer o possível para
melhorar.
Terminei o curso! Estava muito
feliz e satisfeita pelos aprendizados e pela nova maneira de
enxergar muitos aspectos da vida (senão a vida como um todo). E quanto à determinação?
Decidi que iria desenvolvendo ao longo das minhas práticas em casa.
Pois bem, sentei pela primeira vez em
casa para meditar eeeeeeeee não consegui...mudei de posição. Eu nem estava tão
desconfortável, para falar a verdade, mas, mesmo assim, houve algo lá na mente
que me fez acreditar que era melhor mudar de posição. Eu não sabia o que era
essa coisinha que, sutilmente, me fez desistir do meu propósito de meditar
paradinha por 1h, porém, vida que segue! Pensei “em algum momento eu vou ter
praticado o suficiente para conseguir”. Até então, eu estava ligando a minha
determinação estritamente com a minha capacidade de suportar os desconfortos do
corpo no processo, ou seja, suportar os
obstáculos no meio do caminho. Sim, determinação está ligada a essa
capacidade. Para qualquer objetivo que tenhamos, os obstáculos estarão lá para
nos testar, para nos ensinar e para nos fazer crescer. Nesse caso, o meu
raciocínio era que, com a prática, eu seria capaz de transpor os obstáculos.
Também não está mal esse raciocínio, com as experiências vamos aprendendo e os
mesmos obstáculos vão ficando menos expressivos.
Fui dormir, sonhei com meditação
hahahahahahaha. No dia seguinte acordei, fiz algumas tarefas básicas e fui
fazer a meditação da manhã. Sentei e comecei. Foi passando o tempo, foi
passando o tempo, um desconforto veio, outro desconforto veio. “Vou mudar de
posição!”, “Não vou mudar de posição, não está tão desconfortável”, “Vou mudar
de posição, não consigo mesmo ficar 1h parada, vou mudar logo de posição”, “Eu consigo sim, eu posso conseguir, É POSSÍVEL”.
E aí veio o Clic! Era o que faltava, acreditar que era possível.
Veja bem, nós podemos praticar,
praticar, praticar...Infinitas vezes praticar, mas se não acreditarmos
realmente que somos capazes de chegar ao objetivo final, não vai haver
determinação. Se não confiarmos em nós mesmos, não vai haver determinação. A
partir do momento em que eu percebi que eu era capaz de cumprir aquilo, eu
senti a determinação fluindo. E não era aquela coisa de cara feia, cara de
brava, cara de séria, tentando passar uma visão de “eu sou determinada”. Era pura paz, pura tranquilidade, fluindo
com a certeza da vitória!
E venci. Fiz minha uma hora de “Firme
Determinação”. As outras duas vezes em que eu havia conseguido cumprir esse
objetivo durante o curso, a coisa foi sofrida, foi doída, foi forçada. Eu tinha
pouca crença na minha capacidade, mas muita vontade de provar para os outros
que eu conseguia, muito medo de que todo mundo conseguisse e eu não. Já na
determinação, na calmaria, não havia medo, não havia necessidade de provar nada
a ninguém, só havia confiança.
Claro que todas as vezes
anteriores foram importantes. Elas foram me mostrando que os obstáculos não
eram tão grandes assim, foram me ensinando que o processo era só meu, que as outras
pessoas (o externo) não eram um incentivo verdadeiro e nem suficiente.
Aquela coisinha que me fez mudar
de posição, quando o desconforto nem era tão grande assim, era a falta de
confiança de que eu podia cumprir o desafio. Eu necessitei de algumas experiências
prévias para desenvolver essa confiança, para entender do que a determinação
realmente brotava. E aqui está a minha conclusão:
Para termos determinação, tenhamos
força de vontade para passarmos
pelos obstáculos, mas principalmente, tenhamos a convicção de que somos capazes de alcançar nossos objetivos.
Desse momento em diante, percebi
que não falta determinação na minha vida, talvez falte vontade para umas coisas,
talvez falte confiança para outras, mas quando essas duas estão juntas, a
determinação está lá! Firme e forte.
Gratidão,
Tatiana Rocha.

Comentários
Postar um comentário