Se amar sem ser egoísta



Oi pessoal! O texto da semana está chegando e vamos falar de Egoísmo x Amor Próprio.
Vamos começar com algumas definições.

Segundo o dicionário Michaelis Egoísmo é:
1 Atitude daquele que busca o próprio interesse, acima dos interesses dos demais.
2 PSICOLOGIA Conjunto de propensões ou instintos adaptados à conservação dos indivíduos.
3 FILOSOFIA Doutrina que converte o interesse individual em princípio diretor de conduta.

Segundo ao próprio dicionário Michaelis Amor-Próprio é:
1 Respeito de si mesmo; altivez, autoestima, brio.
2 Orgulho excessivo de si mesmo; arrogância, presunção, soberba, vaidade.
3 FILOSOFIA Sentimento que tem em si mesmo o único objeto e o único fim, e que leva o indivíduo a fazer mais caso de si do que dos outros, subordinando tudo às próprias comodidades e ao próprio bem-estar.

E aí minha gente? Se amar é ser Egoísta?

Eu comecei a perceber o quanto isso estava em conflito dentro de mim.

Eu sempre pensei muito no outro e pouco em mim. Isso faz parte da minha personalidade desde criança. Compartilho uma vez que minha mãe veio me dar uma surra porque eu havia dado todos os meus danones para os filhos do caseiro de um sítio que meus pais tinham e fiquei sem danones para mim.
Nessa história do danone, eu não fui Egoísta, mas também não tive Amor-Próprio, pois fiquei sem danone para mim, me prejudiquei.

A sociedade coloca o Egoísmo como algo ruim, dizendo “você tem que pensar sempre no outro”, mas coloca o Amor-Próprio como algo bom dizendo “você tem que vir sempre em primeiro lugar”. Mas ninguém explica que os dois conceitos tem suas similaridades e exige o Bom Senso.

Filosofando:
“O Egoísmo existe sem o Amor-Próprio?”
“Há quem diga que o Amor-Próprio nasce no Egoísmo.”
“Então seria o Egoísmo uma versão primitiva do Amor-Próprio?”
“Quem vai julgar se aquela atitude está sendo Egoísta ou está sendo de um Amor-Próprio? Eu ou o outro?”
“Percebe que dependendo do ponto de vista, você pode estar sendo Egoísta ou se valorizando?”

O que eu tenho percebido é que é impossível agradar a todos. E dado isso, sempre que tomarmos uma atitude de Amor-Próprio, alguém vai achar que aquilo é Egoísmo. Também percebo que nós somos nosso ponto de referência e não o outro, porém, com as críticas e julgamentos alheios, podemos revisar o nosso próprio referencial do que é ser ou não Egoísta, e assim vamos lapidando nosso próprio conceito.

E escrever sobre esse assunto, me traz muito à mente a famosa fala de Jesus “amai ao próximo como a ti mesmo” e imagino que talvez essa seja a chave do Amor-Próprio não Egoísta. Quando meu amor pelo outro é igual ao meu amor por mim. Desse ponto de vista, se eu penso muito no outro e pouco em mim, devo trazer esse amor de fora para dentro, e o mesmo do contrário, se penso muito em mim em pouco no outro, devo levar esse amor de entro para fora.

Bom, não é a toa que não estamos sozinhos né? Talvez fosse fácil nos amarmos, se somente nós existíssemos, mas com tanta gente diferente e tantas opiniões no nosso convívio, fica o desafio de se amar e não ser Egoísta.

Ficou com dúvidas ou quer saber mais? Pode postar aqui no blog, ou entrar em contato pelos seguintes meios:

Gratidão por ler até aqui.


Tatiana Rocha - Guiando pelo caminho interior

Comentários

Mais Visto

Determinação, muito mais que força de vontade

Ansiedade, dicas simples para nos ajudar

Níveis do Ego: a criança, o adolescente e o adulto dentro de nós