Se amar sem ser egoísta
Vamos começar com algumas definições.
Segundo o dicionário Michaelis Egoísmo é:
1 Atitude daquele que busca o próprio interesse, acima dos
interesses dos demais.
2 PSICOLOGIA Conjunto de propensões ou instintos adaptados à
conservação dos indivíduos.
3 FILOSOFIA Doutrina que converte o interesse individual em
princípio diretor de conduta.
Segundo ao próprio dicionário Michaelis Amor-Próprio é:
1 Respeito de si mesmo; altivez, autoestima, brio.
2 Orgulho excessivo de si mesmo; arrogância, presunção, soberba,
vaidade.
3 FILOSOFIA Sentimento que tem em si mesmo o único objeto e o
único fim, e que leva o indivíduo a fazer mais caso de si do que dos outros,
subordinando tudo às próprias comodidades e ao próprio bem-estar.
E aí minha gente? Se amar é ser Egoísta?
Eu comecei a perceber o quanto isso estava em conflito dentro de mim.
Eu sempre pensei muito no outro e pouco em mim. Isso faz parte da minha
personalidade desde criança. Compartilho uma vez que minha mãe veio me dar uma
surra porque eu havia dado todos os meus danones para os filhos do caseiro de
um sítio que meus pais tinham e fiquei sem danones para mim.
Nessa história do danone, eu não fui Egoísta, mas também não tive Amor-Próprio,
pois fiquei sem danone para mim, me prejudiquei.
A sociedade coloca o Egoísmo como algo ruim, dizendo “você tem que
pensar sempre no outro”, mas coloca o Amor-Próprio como algo bom dizendo “você
tem que vir sempre em primeiro lugar”. Mas ninguém explica que os dois
conceitos tem suas similaridades e exige o Bom Senso.
Filosofando:
“O Egoísmo existe sem o Amor-Próprio?”
“Há quem diga que o Amor-Próprio nasce no Egoísmo.”
“Então seria o Egoísmo uma versão primitiva do Amor-Próprio?”
“Quem vai julgar se aquela atitude está sendo Egoísta ou está sendo de
um Amor-Próprio? Eu ou o outro?”
“Percebe que dependendo do ponto de vista, você pode estar sendo Egoísta
ou se valorizando?”
O que eu tenho percebido é que é impossível agradar a todos. E dado
isso, sempre que tomarmos uma atitude de Amor-Próprio, alguém vai achar que aquilo
é Egoísmo. Também percebo que nós somos nosso ponto de referência e não o
outro, porém, com as críticas e julgamentos alheios, podemos revisar o nosso
próprio referencial do que é ser ou não Egoísta, e assim vamos lapidando nosso
próprio conceito.
E escrever sobre esse assunto, me traz muito à mente a famosa fala de
Jesus “amai ao próximo como a ti mesmo” e imagino que talvez essa seja a chave
do Amor-Próprio não Egoísta. Quando meu amor pelo outro é igual ao meu amor por
mim. Desse ponto de vista, se eu penso muito no outro e pouco em mim, devo
trazer esse amor de fora para dentro, e o mesmo do contrário, se penso muito em
mim em pouco no outro, devo levar esse amor de entro para fora.
Bom, não é a toa que não estamos sozinhos né? Talvez fosse fácil nos
amarmos, se somente nós existíssemos, mas com tanta gente diferente e tantas
opiniões no nosso convívio, fica o desafio de se amar e não ser Egoísta.
Ficou com dúvidas ou quer saber mais? Pode postar aqui no
blog, ou entrar em contato pelos seguintes meios:
Gratidão por ler até aqui.
Tatiana Rocha - Guiando pelo caminho interior

Comentários
Postar um comentário