Nossas Sombras - Quando nosso astral não está dos melhores



Oi Pessoallll! O texto da semana chegou e vamos falar de quando nosso astral não está dos melhores.
Estou num processo muito forte com as minhas Sombras nas últimas semanas e, nos últimos dias, tenho desconstruído muitas coisas em função desse contato com “o lado negro da força”.

Primeiro, vamos começar nos questionando:
“Por que temos de estar sempre bem?”.
“Por que quando estou irritada(o), triste, brava(o), não posso transparecer ou dar vazão a isso?”.
“Por que temos tanta facilidade em compartilhar nossas alegrias e não conseguimos fazer o mesmo com as Sombras?”.
“Por que a Luz tem que ser exaltada e a Sombra reprimida?”.

A verdade é que não sabemos lidar com as nossas Sombras e, geralmente, temos uma vontade enorme de que elas sumam para sempre. E nesse processo, vamos empurrando as Sombras para as profundezas do nosso Eu, torcendo para que elas não subam mais.

Uma grande ilusão, pois elas estão lá! E em algum momento vamos ter de encará-las. A vida vai nos colocando em situações que fazem com que elas apareçam e, mesmo que empurremos tudo de volta láááá para o fundo, a vida é incansável e vai continuar fazendo seu trabalho, nos colocando em contato com todas as nossas faces.

Bem, então que tal começarmos a aproveitar nossos dias de “mau humor”? Nossos dias de carência? Nossos dias de fraqueza? Por que temos esses dias? Será que é porque eu me descuidei? Descuidei da minha vibração? Será????
Eu não chegue exatamente a uma conclusão sobre isso, mas começo a desconfiar que mesmo que cuidemos sempre da nossa vibração, as Sombras surgirão! E o lado bom é que se recebemos nossas Sombras com certo equilíbrio, vamos entender porque elas estão ali, tendo a oportunidade de nos conhecer ainda mais (com sinceridade) e perceber mais pontos a serem trabalhados.

Para ficar mais prático, vou compartilhar esse meu processo atual.

No texto anterior sobre os processos de mudança, eu mencionei um trabalho profundo e difícil que eu havia participado. Desde esse mesmo trabalho que eu tenho estado em contato bem constante com as minhas Sombras. Tenho estado irritada, crítica, sem muita vontade de fazer as coisas do meu dia a dia, com muita vontade de comer coisas que eu tinha me proposto a não comer. A primeira semana bateu com a minha TPM, então achei que fosse algo do meu ciclo, mas a Lua (menstruação) veio, foi embora e as Sombras continuam.

Então entre ontem e hoje comecei a encarar isso tudo, pois já estava transbordando meu processo para os outros, falando de forma mais áspera, sendo menos paciente com as pessoas e a alimentação já tinha ido para o espaço. Então entrei numa conversa franca com esse meu lado. E percebi o quanto eu reprimo tudo isso. Não posso me irritar, não posso criticar, não posso comer, tem que isso, tem que aquilo, minha nossa, sou um general comigo mesma. E precisei das minhas Sombras grudadas em mim para perceber que eu havia ido longe demais.

E o mais interessante é que não foi uma falta de me cuidar que trouxe esse processo, foi um excesso. Um desequilíbrio gerado por querer estar sempre “equilibrada”. Decidi me permitir mais coisas, não ser tão rígida comigo mesma. Decidi abraçar minha irritação e dançar com ela. Admitir “estou irritada”, “estou num período de Sombras”. E Mundo, se eu fui ríspida com você durante meu processo de Sombra, trabalhe sua paciência, porque eu tenho sim dias irritados!!!!
Sabe o que aconteceu depois dessa aceitação e de perceber que tenho de dar vazão para algumas coisas que me pareciam “erradas”? Melhorou. A irritação está indo embora, a leveza no coração está voltando, as sensações de peso estão se diluindo.

Minhas Sombras me trouxeram de volta ao equilíbrio. Elas foram muito bem vindas. E da próxima vez em que eu me desequilibrar de maneira semelhante, elas serão muito bem vindas novamente.

Por último, todo esse processo me fez lembra algo muito importante: a Impermanência (busca aí no Blog que tem texto sobre ela). E meu coração pulou de alegria ao ver todo esse lindo processo funcionando. Nada é para sempre...a Luz vem e vai...a Sombra vem e vai...não vale a pena se apegar, não vale a pena rejeitar...vai passar <3.

Ficou com dúvidas ou quer saber mais? Pode postar aqui no blog, ou entrar em contato pelos seguintes meios:

Gratidão por ler até aqui.

Tatiana Rocha - Guiando pelo caminho interior



Comentários

Mais Visto

Determinação, muito mais que força de vontade

Ansiedade, dicas simples para nos ajudar

Níveis do Ego: a criança, o adolescente e o adulto dentro de nós