Um pouco sobre a reencarnação
Bom, o processo no geral é bem simples: nascemos no plano
material, com pouca ou nenhuma memória consciente das vidas passadas, vivemos
aqui, morremos e depois voltamos de novo. Mas por quê? Muitos motivos, mas
primeiro eu gostaria de mencionar um que eu descobri bem recentemente.
Assistindo a um vídeo do Leandro Karnal, em que ele falava sobre o medo da
morte, houve um momento em que ele disse que a vida sem a morte seria
insuportável. Ele menciona algo sobre perdermos a alegria de viver se tivermos
a eternidade. E aí eu entendi mais um motivo para o sistema reencarnatório:
manter as pessoas motivadas a melhorarem. Nós temos toda a eternidade para a
evolução, mas, quando estamos encarnados, parecem apenas alguns anos e isso é
importante.
Só de me imaginar na Terra com todas as informações de tudo
que eu fiz em toda a existência e com a eternidade pela frente, já bate um
desânimo. E aí entramos no segundo motivo: fazer com que seja suportável para a
nossa consciência. Simplesmente não aguentaríamos saber de tudo pelo que já
passamos. Já trazemos processos muito complexos de culpa e autossabotagem no
nosso inconsciente sem lembrar, se tivéssemos informação para ficar remoendo então,
não sairíamos do lugar.
Próximo motivo: “recarregar as baterias” em planos mais sutis
entre as encarnações. Nas regressões observamos muito as angústias que
apresentamos pelas nossas atitudes quando desencarnamos. Essa angústia também
existe aqui, porém mais no inconsciente do que no consciente. No plano
espiritual, conseguimos recuperar um pouco da confiança em nós mesmos, além de
receber outros tratamentos para que consigamos acessar novamente o plano
material. No plano espiritual também fazemos um apanhado do que passamos e da
nossa condição no momento, para que possamos programar os desafios da próxima
encarnação, ajustando o rumo novamente.
Mas e o plano material? Por que precisamos dele? No nível de
consciência que atingimos, até o momento, a matéria é muito importante. Isso
porque ela possibilita que apresentemos comportamentos, sentimentos e emoções
(raivas, agressões, paixões...) que não são possíveis, ou que são raros, em
planos mais sutis. Outra coisa que a matéria possibilita é a conexão com o
Divino adequada para nós (nesse estágio evolutivo). Em todos os planos há
manifestações de Deus, porém não seríamos capazes de identificar, ou de
interpretar, com muita facilidade. Na Terra temos essa oportunidade. Olhamos
para o céu, para as nuvens ou estrelas e sabemos que algo mais existe, que há
uma grandeza divina em algum lugar.
E isso tudo vai acabar em algum momento? Vai!!!
Porém quando acabar, provavelmente você nem vai ligar mais
para o tempo que levou. Segundo Buda, o único motivo que temos para a vida é a
Iluminação. Então, quando nos iluminamos, saímos da “roda da encarnação”. E a
Iluminação o que é? Acho que só vamos saber exatamente quando chegar nossa vez,
mas pessoalmente, eu penso que a Iluminação é percebemos que somos divinos, que
não há separação de nós e Deus (ou seja, também não há separação entre eu e o
outro), e vivermos isso. De ferramentas para se iluminar o mundo está cheio!
Basta só ter coragem de dar alguns (muitos) passinhos desconfortáveis para o
Ego e escolher as ferramentas.
Ficou com dúvidas ou quer saber mais? Pode postar aqui no
blog, ou entrar em contato pelos seguintes meios:
Gratidão por ler até aqui.
Tatiana Rocha - Guiando pelo caminho interior

Comentários
Postar um comentário