Um pouco sobre a reencarnação



Oi pessoal! Texto da semana chegando e o assunto é reencarnação.

Bom, o processo no geral é bem simples: nascemos no plano material, com pouca ou nenhuma memória consciente das vidas passadas, vivemos aqui, morremos e depois voltamos de novo. Mas por quê? Muitos motivos, mas primeiro eu gostaria de mencionar um que eu descobri bem recentemente. Assistindo a um vídeo do Leandro Karnal, em que ele falava sobre o medo da morte, houve um momento em que ele disse que a vida sem a morte seria insuportável. Ele menciona algo sobre perdermos a alegria de viver se tivermos a eternidade. E aí eu entendi mais um motivo para o sistema reencarnatório: manter as pessoas motivadas a melhorarem. Nós temos toda a eternidade para a evolução, mas, quando estamos encarnados, parecem apenas alguns anos e isso é importante.

Só de me imaginar na Terra com todas as informações de tudo que eu fiz em toda a existência e com a eternidade pela frente, já bate um desânimo. E aí entramos no segundo motivo: fazer com que seja suportável para a nossa consciência. Simplesmente não aguentaríamos saber de tudo pelo que já passamos. Já trazemos processos muito complexos de culpa e autossabotagem no nosso inconsciente sem lembrar, se tivéssemos informação para ficar remoendo então, não sairíamos do lugar.

Próximo motivo: “recarregar as baterias” em planos mais sutis entre as encarnações. Nas regressões observamos muito as angústias que apresentamos pelas nossas atitudes quando desencarnamos. Essa angústia também existe aqui, porém mais no inconsciente do que no consciente. No plano espiritual, conseguimos recuperar um pouco da confiança em nós mesmos, além de receber outros tratamentos para que consigamos acessar novamente o plano material. No plano espiritual também fazemos um apanhado do que passamos e da nossa condição no momento, para que possamos programar os desafios da próxima encarnação, ajustando o rumo novamente.

Mas e o plano material? Por que precisamos dele? No nível de consciência que atingimos, até o momento, a matéria é muito importante. Isso porque ela possibilita que apresentemos comportamentos, sentimentos e emoções (raivas, agressões, paixões...) que não são possíveis, ou que são raros, em planos mais sutis. Outra coisa que a matéria possibilita é a conexão com o Divino adequada para nós (nesse estágio evolutivo). Em todos os planos há manifestações de Deus, porém não seríamos capazes de identificar, ou de interpretar, com muita facilidade. Na Terra temos essa oportunidade. Olhamos para o céu, para as nuvens ou estrelas e sabemos que algo mais existe, que há uma grandeza divina em algum lugar.

E isso tudo vai acabar em algum momento? Vai!!!
Porém quando acabar, provavelmente você nem vai ligar mais para o tempo que levou. Segundo Buda, o único motivo que temos para a vida é a Iluminação. Então, quando nos iluminamos, saímos da “roda da encarnação”. E a Iluminação o que é? Acho que só vamos saber exatamente quando chegar nossa vez, mas pessoalmente, eu penso que a Iluminação é percebemos que somos divinos, que não há separação de nós e Deus (ou seja, também não há separação entre eu e o outro), e vivermos isso. De ferramentas para se iluminar o mundo está cheio! Basta só ter coragem de dar alguns (muitos) passinhos desconfortáveis para o Ego e escolher as ferramentas.

Ficou com dúvidas ou quer saber mais? Pode postar aqui no blog, ou entrar em contato pelos seguintes meios:


Gratidão por ler até aqui.

Tatiana Rocha - Guiando pelo caminho interior

Comentários

Mais Visto

Determinação, muito mais que força de vontade

Ansiedade, dicas simples para nos ajudar

Níveis do Ego: a criança, o adolescente e o adulto dentro de nós