Energia e Vibração: o que é, como funciona e como nos afeta



Oi pessoal. Hoje vamos falar um pouco sobre questões energéticas e vibracionais. O objetivo desse texto é tratar de forma simples esse tema, explicando a importância de como estamos, de onde estamos e de com quem estamos. É importante que saibamos que nosso estado vibracional nos afeta de muitos modos, podendo também afetar a nossa saúde.

Primeiro vamos introduzir um pouco a parte teórica que é necessária. Lembra-se daquelas aulas super legais de física? Eu achava que elas eram legais mesmo, mas como eu sei que nem todo mundo gostava, vou colocar da maneira mais simples possível. Tudo no nosso plano material tem um estado de vibração. Uma planta, uma cadeira, os animais e, claro, nós. Essa vibração não é algo que vamos perceber de olhar ou até mesmo de tocar, a não ser que esteja vibrando numa amplitude maior, como um motor ligado por exemplo. Mas em repouso essa vibração não é assim muito perceptível, porém ela existe.

Essa vibração, que existe em tudo, depende do próprio objeto e também do ambiente que cerca esse objeto. Isso porque tudo é energia e toda essa energia interage, assim, essa interação energética afeta o estado de vibração individual. E como essa interação age? Tentando atingir o equilíbrio. Ou seja, se existe um objeto 1 que vibra com uma frequência X e um objeto 2 que vibra numa frequência 3X, as energias vão interagir de maneira a tentar fazer com que cada objeto comece a vibrar com frequência 2X, que é o meio termo.

Então já aproveitando esse gancho, se estamos numa frequência vibracional alta e vamos para um local com frequência menor, o que é provável que aconteça? Que a nossa frequência abaixe para que entre em equilíbrio com o local. Na prática o que ocorre? Perdemos energia!!!!! Essa energia que nos deixava vibrando em alta frequência é transferida para o ambiente, até que a frequência de tudo que ali está fique equivalente. Existem vários locais assim, certo? Locais com drogas, bebidas alcoólicas, grandes centros das cidades, locais com pessoas muito tristes ou doentes (velórios, enterros, hospitais) e por aí vai. Agora, se esse local for um de alta frequência vibracional, isso é bom, pois a sua própria vai aumentar. Isso ocorre quando vamos para templos, para a natureza, quando entramos em oração com outras pessoas, etc.

Os locais coletivos, com muitas pessoas, são complexos exatamente por conter uma grande quantidade de seres numa vibração parecida, então é mais difícil de manter sua vibração inicial. Porém, uma única pessoa já irá nos afetar. Percebemos isso quando estamos numa conversa com alguém que reclama de tudo, ou que está muito triste, ou simplesmente aquela pessoa que, só de olhar, nos faz pensar “nossa como essa pessoa está com uma energia pesada”. Essa sensação de peso no outro é exatamente porque, ao se aproximar, já começamos a perceber nossa energia tendendo a escapar de nós e ir para a outra pessoa.

Isso pode ocorrer também com objetos. Então um objeto benzido ou energizado, pode nos aumentar a frequência e um objeto de um local conturbado (por exemplo, um objeto que pertenceu a um campo de concentração da segunda guerra) abaixa nossa frequência.
Para essas questões externas, temos duas atitudes principais, evitar locais e pessoas “tóxicos” e, quando isso não é possível, nos protegermos. Essa parte da proteção é muito individual. Há pessoas que tampam o umbigo (o que deve ser feito somente nos locais que não se deseja trocar energia, não é ideal que seja feito o dia todo, todos os dias), há pessoas que andam com amuletos, pessoas que se protegem através de orações, enfim, o importante é se proteger.

Porém, nós também temos mais um fator principal que afeta nossa vibração: nós mesmos. Isso por conta do nosso jeito de pensar, pelas nossas práticas de vida, nossos hábitos alimentares, se temos tendência a guardar resíduos psicológicos ou não, se conseguimos processar nossos sentimentos ou não...Pensamento também é energia, alimento é energia, emoções são energia. Existem alimentos que são muito prejudiciais para nós (basicamente, se faz mal para o corpo, vai piorar o estado vibracional). As partes emocional e mental interagem muito entre si, se temos pensamentos ruins, acabamos abrindo caminho para emoções descompensadas. Se não sabemos processar nossas emoções, acabamos gerando pensamentos desajustados que justifiquem essas emoções.

Então, nessa parte que nos cabe, para mantermos nossa vibração em alta, temos que manter bons pensamentos, percebermos a nós mesmos, para que logo no início de um processo prejudicial já tomemos atitudes, cultivarmos bons hábitos, nos trabalharmos...E para quando não conseguimos sozinhos, recorremos ao externo, de maneira benéfica. Podemos ouvir músicas edificantes, mantras, fazer uma boa leitura, fazer uma oração, ir para algum templo que nos agrade, ir para a natureza, conversar com pessoas equilibradas ou fazer uma técnica de energização.

E por último, vale citar que existe a lei da atração, a lei dos espelhos, a lei do semelhante (como preferir chamar) que simplesmente quer dizer que vamos atrair pessoas e situações numa frequência parecida com a nossa. Mais um motivo para nos mantermos no melhor estado possível!!!

Ficou com dúvidas ou quer saber mais? Pode postar aqui no blog, ou entrar em contato pelos seguintes meios:
Gratidão por ler até aqui.

Tatiana Rocha - Guiando pelo caminho interior

Comentários

Mais Visto

Determinação, muito mais que força de vontade

Ansiedade, dicas simples para nos ajudar

Níveis do Ego: a criança, o adolescente e o adulto dentro de nós